Projeto Preservação Ambiental e Recuperação de Mata Ciliar - Nonoai - RS


Descrição

A ação desenvolvida em solo gaúcho tem o objetivo de recuperar a área degradada principalmente pelo uso inadequado da pecuária. Além disso, contribui para evitar a erosão das margens do Rio dos Índios. A atividade foi desenvolvida em 2009 e já se destaca com ótimos resultados às famílias.


Objetivo

Aumentar a biodiversidade, através do plantio de árvores nativas e frutíferas.


Ações

Foi efetuado o plantio de 100 mudas, sem alinhamento e intercalando espécies de porte baixo, médio e alto, sendo o número mínimo de 10 (dez) espécies diferentes. Foram incorporadas ao solo sementes de espécies nativas características da região (composto por pioneiras, secundárias, secundárias tardias e clímax), a fim de garantir uma maior diversidade de espécies e melhor recomposição da área.


Resultados

Aumento da biodiversidade, através do plantio de árvores nativas e frutíferas, proteção dos mananciais e de toda a vida do local. Desta forma, garantindo água de boa qualidade à família, a recarga hídrica dos lençóis freáticos e o aumento da fauna do local. Desde 2015, os monitoramentos pela equipe do SOS Sustentar foram finalizados, pois a área encontra-se em processo vegetativo natural.


Números do Projeto

Local: Nonoai - RS

Famílias beneficiadas: 03

Término da atividade:; Monitoramento periódico

Acompanhamentos

Acompanhamento I

16/10/2014

As ações desenvolvidas na propriedade cumpriram com os objetivos propostos na recuperação da área degradada pelas atividades econômicas e na recuperação da mata ciliar. Estas ações contribuem para a qualidade da água e evitam o assoreamento da sanga.

Outras vantagens foram comprovadas durante a visita realizada na área e passamos a numerá-las:

  1. O senso comum referente à preservação ambiental: A família está convencida da importância da preservação e, fundamentalmente, que não é preciso agredir a natureza para produzir e gerar renda. Este fator é muito importante, pois tem um poder enorme de se multiplicar na comunidade, além de incentivar outros agricultores familiares a preservarem áreas de interesse ambiental.
  2. A cobertura vegetal da área contribui para recarga hidráulica dos lençóis freáticos.
  3. Melhor qualidade da água.
  4. Cobertura do solo e redução da erosão do solo.
  5. A recomposição da mata contribui para todo o desenvolvimento da vida local, seja pelo abrigo e refúgio à fauna, alimento ao longo do ano para animais silvestres e insetos polinizadores. Diante disso, não é necessário realizar intervenções no local.

O investimento para execução deste projeto é de R$ 1.785,00.

Compartilhe nas redes sociais