Preservações Ambientais em Itapiranga/SC - Itapiranga - SC


Descrição

Água de qualidade, biodiversidade protegida e ar puro, três características presentes em espaços preservados. Os projetos desenvolvidos pelo SOS Sustentar também possuem esse propósito e, junto com as famílias de agricultores de Itapiranga, pertencentes ao Projeto Organização da Produção Leiteira, foi possível conservar 11 nascentes e 24,96 hectares de mata ciliar.


Números do Projeto

Local: Itapiranga - SC

Famílias beneficiadas: 12

Atividade com monitoramento periódico

Fontes

Preservação Ambiental Linha Baú

04/11/2019

Há mais de seis anos a propriedade do agricultor Jacó Preis é acompanhada pela equipe do SOS Sustentar recebendo orientações técnicas para o andamento das atividades econômicas, ambientais e sociais.

Neste processo, as Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal da propriedade estão identificadas com placas indicativas como área de preservação, isoladas e sem qualquer tipo de uso. Foi efetuado levantamento florestal da área de APP da sanga que faz divisa com a propriedade, que se encontra isolada por uma cerca, sem entrada de animais, o que totaliza uma área de 4.900,0m², encontramos espécies vegetais, em fases de crescimento nos três estágios, inicial, médio e avançado, e grande quantidade de pequenos arbustos/plântulas que vem se desenvolvendo no local. Nessa área foram plantadas 30 mudas de espécies nativas e frutíferas no ano de 2013, com a finalidade de acelerar o processo de recuperação da área, aliado ao próprio banco de sementes do local.

A propriedade conta com duas nascentes e um rio que faz divisa com a propriedade e uma área de 66.500m² de mata preservada.

Compartilhe nas redes sociais