Educação Ambiental na EEB Professora Geni Comel - Chapecó


Descrição

A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gera processos educativos muito ricos, contextualizados, significativos para cada um dos grupos envolvidos. A parceria entre o SOS Sustentar e a EEB Profª Geni Comel, iniciada em maio de 2018, tem o objetivo de disseminar o conhecimento de hábitos sustentáveis, além da importância dos recursos naturais.

A equipe técnica, de forma gratuita, prestará assessoria técnica (aulas, palestras, orientações técnicas) para os projetos de educação ambiental, compostagem, horta escolar, ornamentação de áreas comuns e acessibilidade, em período necessário para a finalização das atividades práticas.


Objetivo

Transmitir informações e experiências, auxiliar em ações socioambientais com a finalidade de conscientizar o público escolar a práticas mais sustentáveis na escola, em casa e na comunidade. 


Ações

Palestras serão realizadas para que os estudantes conheçam mais sobre o assunto e possam contribuir com a parte prática. Os assuntos definidos são: compostagem, horta doméstica e proteção ambiental.

A partir do aproveitamento dos restos de alimentos será produzida uma composteira que, após o composto (adubo) pronto será utilizado na horta escolar. Neste espaço, temperos e ervas medicinais serão plantadas para consumo da comunidade escolar. Além disso, o composto também contribuirá na adubação de covas para plantio de espécies vegetais nativas/frutíferas no entorno das áreas comuns, servindo de sombra e ornamentação dos ambientes da escola. Outra ação do projeto é a adaptação do projeto arquitetônico da escola para garantir a acessibilidade em todos os ambientes da escola.


Resultados

Este projeto está sendo realizado focado na importância socioeducativa e ambiental. Isso porque, todos os projetos buscam a conscientização das pessoas sobre o cuidado com o meio ambiente e, na alimentação saudável, através de uma produção agroecológica. Além disso, na arborização e sombreamento de locais comuns, o contato com a natureza, e ainda a acessibilidade, direito de ir e vir de todos os envolvidos na escola, alunos, pais, professores, colaboradores e visitantes.

Precisamos disseminar conhecimento, conscientização e técnicas necessárias para a conservação dos recursos naturais e saudáveis, buscando qualidade de vida.


Números do Projeto

Local: Chapecó

Pessoas capacitadas:; 729 pessoas

Atividade com monitoramento periódico

Acompanhamentos

Monitoramento I

17/01/2019

A composteira da escola já vem sendo montada com os resíduos da cozinha, das podas de árvores e corte de grama, seguindo seu processo normal de decomposição. Queremos produzir um composto rico em nutrientes minerais que são assimilados em maior quantidade pelas raízes das plantas e outros micronutrientes que são absorvidos em menores quantidades, além do objetivo de aproveitamento dos resíduos orgânicos produzidos na escola.

No dia 17 de janeiro de 2019 foi realizado o monitoramento na atividade da compostagem e nas espécies plantadas nas áreas comuns da escola. A compostagem é monitorada pelo zelador da escola, que faz o revolvimento e inclusão de restos vegetais da poda de grama da escola, considerando época de férias e não haver geração de resíduos na cozinha.

Já as árvores e espécies ornamentais plantadas seguem ótimo crescimento, considerando 40 dias do plantio, adubação, coroamento, irrigação diária (período de chuvas), o crescimento médio é de 30,0 cm e uma pega de 95% das mudas. As espécies serão adotadas pelas turmas no início do ano letivo e será acompanhado seu desenvolvimento em todos os estágios de crescimento.

A orientação técnica repassada é da continuidade do monitoramento das atividades, tanto da composteira que precisa de cuidado diário quanto das mudas, garantindo seu bom desenvolvimento.

Compartilhe nas redes sociais