Ação Socioeconômica: Produção de leite à base de pasto - Ouro / SC


Descrição

Esta ação iniciou com uma palestra técnica sobre bovinocultura leiteira aos agricultores do município. Porém, as informações repassadas geraram a demanda de uma atividade com duração de 12 meses em uma propriedade onde os agricultores encontravam dificuldade na produção, o que gerava baixa autoestima, renda e falta de mão de obra, receberam orientações e visitas técnicas mensais para auxiliar no manejo das atividades diárias.


Objetivo

Desenvolver a atividade leiteira na região do baixo vale do Rio do Peixe a partir de processos sustentáveis, gerando renda, conservação ambiental e qualidade de vida aos produtores.


Ações

As capacitações, dias de campo, visitas técnicas mensais e a troca de experiência entre as famílias possibilitou aumento da renda e ações de conservação ambiental nas propriedades. Com isso, a manutenção do espaço rural e a permanência dos jovens, trabalhando com os pais, promoveu o processo de sucessão familiar com a promoção do desenvolvimento econômico local e de segurança alimentar.


Resultados

As palestras e as orientações teóricas e práticas aos produtores resultou no aumento do conhecimento, organização da produção mais sustentável e agroecológica. O que é garantia de qualidade a eles e para os consumidores.


Números do Projeto

Local: Ouro / SC

Famílias beneficiadas: 12

Atividade finalizada em 2012

Acompanhamentos

Acompanhamento I

06/12/2010

Através de um convite para palestra, durante uma reunião do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Ouro, foi apresentado aos associados informações sobre os desafios e as perspectivas da produção leiteira no Estado. Após, com o interesse dos agricultores nas informações repassadas foi realizado mais uma palestra que resultou na presença de 12 famílias. Essas capacitações resultaram em seis encontros de quatro horas onde foram apresentadas as técnicas do pastoreio voisin e a agroecologia aplicada à bovinocultura leiteira.

O investimento previsto para esta ação, com duração de 12 meses foi de R$ 5.937,48.

Compartilhe nas redes sociais