Preservar o meio ambiente é proteger a vida

Cada atitude que realizamos na proteção do meio ambiente é o alicerce para construirmos um planeta melhor. A simples ação de plantar e conservar as árvores, cuidar da água, solo e da fauna são atitudes que podem ser incorporadas no nosso dia a dia, através da separação do lixo doméstico, por exemplo. Há 14 anos trabalhando na área da preservação ambiental, o SOS Sustentar já contabiliza resultados positivos em favor da natureza com mais de dois milhões de metros quadrados de florestas conservadas, em parceria, com agricultores do estado.

Na Linha Amizade de Planalto Alegre, o Projeto de Preservação de Mata Ciliar iniciado em setembro de 2012, na propriedade da Família Neckel, está em uma fase avançada de desenvolvimento, reforçando a importância da preservação da natureza. Segundo a engenheira agrônoma do SOS Sustentar, Joziane Stürmer, a área preservada está em processo de crescimento natural, além disso, já é identificada a presença da fauna que antes não habitava o local.  “Espécies vegetais do banco de sementes local também ganham destaque, entre frutíferas e nativas: fumeiro brabo, amoras, espécies características de áreas em recuperação e isso atrai a fauna e garante que a biodiversidade local seja diversa”, frisa Joziane.

Crescimento

Algumas das espécies plantadas estão atingindo três a quatro metros de altura, a exemplo da pitanga e do pinheiro. “O objetivo das nossas atividades, através do isolamento das áreas e o enriquecimento da flora, é devolver para os ambientes as suas características mais próximas das naturais e o encontrado nas áreas em recuperação remetem ao bom desenvolvimento. O que garante o bom andamento do projeto é o envolvimento da família que acompanha o crescimento das espécies e mantem a área isolada”, destaca a engenheira agrônoma.

Saiba mais sobre o projeto

O projeto teve o objetivo de preservar a mata ciliar do entorno do córrego do Lajeado Lambedor e da nascente existente na propriedade. A atividade contou com a presença dos alunos da Escola Municipal Nucleada de Planalto Alegre que ajudaram no plantio de 250 espécies de árvores nativas, como: pinheiro, pitanga, araçá, uvaia, cereja, araticum, entre outras espécies,  em uma área de 7.458,0 metros quadrados. Acesse o link: https://bit.ly/2NdgX8I e acompanhe a evolução do projeto.

 

Compartilhe nas redes sociais