Qual é o destino do lixo orgânico da sua casa?

O que você faz com os resíduos orgânicos gerados na sua casa? A compostagem orgânica é uma maneira simples, barata e sustentável de reduzir o lixo e a emissão de gases do efeito estufa. Ela permite a transformação de restos orgânicos - sobras de alimentos em geral, podas de jardim, trapos de tecido, serragem, entre outras coisas, em adubo que pode ser utilizado na sua horta.

Então, papel e caneta em mãos para anotar o passo a passo:

Você vai precisar de: Três baldes, bacias ou caixas com tampa, serragem, jornal ou folhas secas, terra, minhocas e restos de comidas.

Empilhe os três recipientes, deixando o de cima tampado.

Faça furos no fundo e nas bordas dos dois primeiros recipientes.

Forre o fundo dos dois primeiros recipientes com jornal, serragem ou folhas secas.

Na caixa do meio coloque as minhocas e cubra com terra. Na caixa de cima coloque apenas a terra e deposite os materiais orgânicos.

A última caixa acumulará o chorume orgânico rico em nutrientes que pode ser utilizado no seu jardim. 

Dicas:

- Quando a primeira caixa encher troque de lugar com a caixa do meio e continue o processo de encher de alimentos. Se precisar, acrescente mais caixas extras. 

- Proteja sua composteira do sol para não matar as minhocas.

Movimento Lixo Zero

Nós, do SOS Sustentar também aderimos ao Movimento Lixo Zero e desenvolvemos uma composteira. Nosso modelo é composteira aberta, em formato de cilindro, que também funciona com uma camada de material seco (serragem, folhas, grama seca), e uma camada com restos de alimentos (gerados pelos colaboradores da empresa).

A decomposição é realizada por microorganismos, de forma aeróbica, com presença de oxigênio, acontecendo em duas fases, primeiro acontece a bioestabilização, com a redução da temperatura da massa orgânica à temperatura ambiente e a segunda fase a maturação, ocorrendo a mineralização da matéria orgânica.

O processo é influenciado pela umidade, temperatura, granulometria e aeração. O composto (matéria orgânica) demora em média quatro meses para ficar pronto, e será compartilhado entre os colaboradores para plantio de flores, hortaliças, etc. Com essa composteira garantimos o aproveitamento de todo o lixo orgânico produzido na empresa.

Compartilhe nas redes sociais