Sem água, sem vida

Imagina viver sem água. Não dá! A maioria das nossas atividades diárias necessita de água, principalmente, na produção de alimentos. Preservar as nascentes e mata ciliar é conservar a biodiversidade da fauna e flora, além de ser fundamental para a proteção dos recursos naturais. Os projetos e ações, desenvolvidos pelo SOS Sustentar, tem o objetivo de preservar o meio ambiente através de atividades práticas de proteção das nascentes, mata ciliar e de ações de educação ambiental, utilizando o tripé da sustentabilidade no processo de desenvolvimento dos projetos.

A engenheira agrônoma responsável pelos projetos da empresa, Joziane Stürmer, explica que as pessoas são capacitadas sobre a importância da preservação ambiental e conscientizadas sobre as atitudes que devem ser adotadas. “A proteção das águas nas propriedades é de suma importância, pois ela é utilizada para consumo humano e animal. Preservar a água garante quantidade, a absorção da água da chuva pelos lençóis freáticos que beneficia no abastecimento da propriedade”, frisa. No total, são 52 propriedades, com 83 nascentes preservadas e 22.654 pessoas capacitadas ao longo de 14 anos de atividades.

 Exemplos

Sérgio Perin, participante do projeto Multiplicador da Linha Maracujá, interior de Caibi, destaca a necessidade da água em sua vida. “Precisamos de água para sobreviver e é preservando as fontes e a beira de rio, como fazemos aqui, que termos água para nosso consumo e para produção”, complementa.

A mesma opinião possui o produtor de Riqueza, participante do projeto Juventude Rural.   A propriedade é certificada por uma cooperativa da região como propriedade sustentável e comenta que a preservação no local já é uma atividade realizada há anos. “Desde que adquirimos a propriedade realizamos ações de preservação ambiental. Preservamos às futuras gerações, para ter um meio ambiente e um clima melhor. Á agua é importante para sobrevivência das pessoas e dos animais”, destaca o produtos Alceu Allieve.

Compartilhe nas redes sociais