Mata Atlântica: bioma rico em biodiversidade e ameaçado pelo ser humano

A Mata Atlântica é o bioma rico em biodiversidade, mas também ameaçado pelo ser humano. Abrange a costa leste, sudeste e sul do Brasil, leste do Paraguai e a província de Misiones, na Argentina. As formações florestais da Mata Atlântica ajudam na regulação do clima e proteção do solo. Sete das nove maiores bacias hidrográficas brasileiras estão nela, e a vegetação preservada protege rios e nascentes, garantindo o abastecimento de água para a população.

A estimativa é de que mais de 20 mil espécies vegetais, incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Além disso, abriga, aproximadamente, 850 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 de peixes. Esses números fazem da Mata Atlântica a mais rica que alguns continentes, sendo responsável pela conservação da biodiversidade mundial.

Além da biodiversidade de animais, flora e fauna, há uma grande diversidade cultural e povos tradicionais, como as comunidades são as indígenas, quilombolas, caiçaras e ribeirinhas que dependem dos recursos naturais para sobrevivência.

Ameaça a Mata Atlântica

A Mata Atlântica está ameaçada, principalmente, pela crescente urbanização, industrialização e extração dos seus recursos. Com a diminuição do seu território, várias espécies já foram extintas e muitas estão ameaçadas. Porém, apesar de toda essa ameaça, este bioma é o responsável pela sobrevivência de milhões de pessoas, com seus mananciais, alimentos, produtos medicinais e o equilíbrio climático.

Nossos Projetos ambientais

Nossos projetos estão inseridos no bioma da Mata Atlântica, que cobre todo o estado de Santa Catarina, e tem como foco a preservação ambiental, recuperação de mata ciliar e nascentes, plantio e preservação de árvores e ações de educação ambiental. Essa cobertura vegetal nativa coloca o estado em uma posição privilegiada, e que apesar do seu empobrecimento estrutural, a cobertura nativa está em fase de recuperação.

Fontes:

https://bit.ly/2JuDBuk

https://bit.ly/2I0kgfB

https://bit.ly/2NwDxet

Compartilhe nas redes sociais