Natureza protegida e preservada

“É obrigação de cada ser humano preservar o meio ambiente. Deus nos colocou na terra para preservar os animais e tudo o que nela existe e, nós, muitas vezes, estamos destruindo”. Participante do projeto Juventude Rural desenvolvido pelo Programa SOS Sustentar, o agricultor Odelfir de Oliveira, da Linha Flor da Serra do município de Riqueza sintetiza muito bem a importância da preservação do meio ambiente. Sem a natureza, não existe alimento, água, ar, enfim, não existe vida.

As propriedades atendidas pelos projetos do SOS Sustentar estão passando, desde o início deste ano, por um inventário florestal realizado pela equipe técnica da empresa. Conforme a engenheira agrônoma responsável pela atividade, Joziane Stürmer, nos locais visitados são visíveis o desenvolvimento de espécies, de pequeno a grande porte, formando fragmentos e corredores de vegetação nas áreas de Reserva Legal e Área de Preservação Permanente (APP). Os corredores são espaços de uma faixa de vegetação que liga fragmentos florestais ou unidades de conservação com o objetivo de possibilitar o deslocamento da fauna entre as áreas isoladas e proteger as espécies de plantas do local.

Quantidade

Nas 52 propriedades orientadas, é possível identificar espécies nos estágios iniciais, médio e avançado, além de exemplares exóticos como uva japão e eucalipto. O total da área preservada destas propriedades é de 2.050.000,0 m², sendo que a partir do levantamento amostral foi contabilizado, aproximadamente, o número de 1.013.455 espécies de árvores nativas preservadas pertencentes ao Bioma da Mata Atlântica e 83 nascentes protegidas.

Método

Para realizar a contagem foi utilizado o método de parcelamento da área preservada, onde foram mapeadas e identificadas as espécies. Nas áreas preservadas das propriedades, algumas foram enriquecidas com o plantio de espécies de árvores, outras apenas isoladas da entrada de animais domésticos, facilitando à natureza a autorrecuperação, com seu próprio banco de sementes. Outra analise importante diz respeito à conscientização das famílias sobre a preservação ambiental. “Todas as famílias estão conscientizadas sobre a importância da preservação. As propriedades que visitamos demonstram interesse em preservar, buscando uma melhor qualidade de vida para a família e para as futuras gerações”, afirma Joziane.

Compartilhe nas redes sociais