Agrotóxico: vilão da saúde!

Prejudiciais à saúde, os agrotóxicos são utilizados na produção agrícola para combater pragas e doenças. Dados divulgados no final do ano passado apontam que o brasileiro está consumindo 7,3 litros de agrotóxicos por ano. A agroecologia é a solução para uma produção saudável, de qualidade e que conserva o meio ambiente.

Conforme a engenheira agrônoma do Programa SOS Sustentar, Joziane Stürmer, produzir em equilíbrio com o meio ambiente é fundamental na agricultura. “O sistema de produção orgânica é o mais sustentável na produção de alimentos, respeita o meio ambiente, o agricultor, sua família e todas as relações de trabalho. Fornece ao consumidor um alimento de alta qualidade e saudável, sem contaminação de produtos químicos”, frisa Joziane.

Diferencial

Os projetos e ações do Programa SOS Sustentar incentivam a produção saudável e a utilização de técnicas agroecológicas. Algumas técnicas utilizadas são a homeopatia, consórcio de culturas, adubação verde, controle biológico entre outras atividades que buscam o equilíbrio da produção e do meio ambiente. Joziane salienta que essas técnicas visam a produção agrícola e pecuária de forma sustentável com o mínimo de agressão ao meio ambiente e a saúde das pessoas.

Combate

Onze de janeiro é o Dia do Combate da Poluição por Agrotóxicos. A data foi escolhida pois, neste dia foi publicado o Decreto nº 98.816 (que foi revogado pelo decreto nº 4.074 de 2002), que determina mais rigor no registro, controle, inspeção e fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e produtos derivados.

Compartilhe nas redes sociais